terça-feira, 26 de agosto de 2008

OCUPAÇÃO, OFÍCIO E DEVERES DOS LEVITAS

ESTUDO



OCUPAÇÃO, OFÍCIO E DEVERES DOS LEVITAS



Esse estudo tem o objetivo de explicar ou ensinar certos papéis dos levitas no antigo testamento. Baseado na palavra, ou seja, à luz da palavra, veremos certas características intrínsecas de um levita, sua ocupação, seu ofício e seu dever em relação à obra de Deus.
Quando lemos Números capítulos 3 e 4 encontramos certas atividades que só eram exercidas pelos levitas.

1. Idade mínima para exercer o Ministério

De acordo com Números 4: 3, 23, 30 e 35 vemos que os levitas exerciam os encargos na casa do Senhor a partir dos 30 anos de idade e serviam até os 50.
Porém, em Esdras 3: 8 e em I Crônicas 23: 24 e 27 vemos que os levitas foram chamados a partir da idade de 20 anos.
Vemos também que em Números 8: 24 – 26 os levitas eram chamados a partir da idade de 25 anos até que completassem 50.
Podemos ver que os levitas eram chamados quando completavam maturidade, ou seja, maior idade. Podemos entender que devemos ter maturidade espiritual para exercermos o ministério, pois sem que haja essa maturidade não poderemos compreender o nosso chamado e o desejo do Senhor para as nossas vidas.

2. Famílias

Eram três as famílias dos levitas que trabalhavam no tabernáculo: a família de Coate (coatitas), a família de Gérson (gersonitas) e a família de Merari (meraritas). Cada família tinha uma obrigação, um mister no Tabernáculo.

Coatitas:
Os filhos de Coate tinham como serviço no tabernáculo o de levar o santuário e todos os móveis dele, porém, não podiam tocar nas coisas santas, por isso, antes de levarem o santuário e seus móveis, vinham os sacerdotes e o cobriam com peles finas (Números 4: 15).
Os sacerdotes que determinavam o que cada um deveria carregar (Números 4: 19) e os coatitas jamais poderiam ver as coisas santas, para não morrerem (Números 4: 20).

Gersonitas:
Tinham como serviço o de levar as cortinas do tabernáculo, a tenda da congregação, sua coberta, a coberta de peles finas, que está sobre ele, o reposteiro da porta da tenda da congregação, as cortinas do pátio, o reposteiro da porta do pátio, que rodeia o tabernáculo e o altar, as suas cordas e todos os objetos do seu serviço e serviam em tudo quanto diz respeito a estas coisas (Números 4: 24 – 26).
Os sacerdotes também determinavam o que cada levita levaria e faria.

Meraritas:
Seu serviço era levar as tábuas do tabernáculo, os seus varais, as suas colunas e as suas bases; as colunas do pátio em redor, as suas bases, as suas estacas e as suas cordas, com todos os seus utensílios e com tudo o que pertence ao seu serviço (Números 4: 31 – 33).

3. Herança dos levitas

Em Números 18: 21 diz:

21 Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação.

Além disso, eles tinham que dar o dízimo dos dízimos, pois o que eles recebiam era uma porção completamente sobrenatural.
E ainda, além disso, o Senhor fala em Ezequiel 44: 28 o seguinte:

28 Os sacerdotes terão uma herança; eu sou a sua herança. Não lhes dareis possessão em Israel; eu sou a sua possessão.

Isso significa que os levitas possuíam aquilo que o próprio Deus possuía. Veja você o que diz a continuação dos últimos versículos de Ezequiel capítulo 44:

29 A oferta de manjares, e a oferta pelo pecado, e a pela culpa eles comerão; e toda coisa consagrada em Israel será deles. 30 O melhor de todos os primeiros frutos de toda espécie e toda oferta serão dos sacerdotes; também as primeiras das vossas massas dareis ao sacerdote, para que faça repousar a bênção sobre a vossa casa.

Veja você que as ofertas são entregues a Deus! E Deus é a herança dos levitas, isto é, tudo aquilo que pertence a Deus pertence aos levitas! Por isso que os levitas se alimentavam das ofertas dadas ao Senhor.

4. Texto

Números 1: 47 – 54

47 Mas os levitas, segundo a tribo de seus pais, não foram contados entre eles, 48 porquanto o SENHOR falara a Moisés, dizendo: 49 Somente não contarás a tribo de Levi, nem levantarás o censo deles entre os filhos de Israel; 50 mas incumbe tu os levitas de cuidarem do tabernáculo do Testemunho, e de todos os seus utensílios, e de tudo o que lhe pertence; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; eles ministrarão no tabernáculo e acampar-se-ão ao redor dele. 51 Quando o tabernáculo partir, os levitas o desarmarão; e, quando assentar no arraial, os levitas o armarão; o estranho que se aproximar morrerá. 52 Os filhos de Israel se acamparão, cada um no seu arraial e cada um junto ao seu estandarte, segundo as suas turmas. 53 Mas os levitas se acamparão ao redor do tabernáculo do Testemunho, para que não haja ira sobre a congregação dos filhos de Israel; pelo que os levitas tomarão a si o cuidar do tabernáculo do Testemunho. 54 Assim fizeram os filhos de Israel; segundo tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés, assim o fizeram.

Dentre todas as tribos, os filhos de Jacó, a tribo de Levi foi a única que não foi contada no censo. Os levitas foram separados para uma única função: a de trabalharem no tabernáculo.
Além de cuidarem do tabernáculo os levitas estavam isentos de trabalho militar e é exatamente pelo fato de serem sacerdotes separados para oficiarem diante do Senhor. E, além dessa separação, os levitas tinham suas terras (lugar de morada) dados separadamente do restante das tribos e sua herança era diferenciada.
É essa a porção de um levita: receber uma porção diferenciada do Senhor para poder trabalhar para Ele. É mais que uma recompensa, pois vimos que os levitas foram tomados no lugar de todos os primogênitos e que o Senhor era a sua herança.
É o resultado de uma separação ao Senhor. E quando estamos em santidade significa que estamos separados para o Senhor! Quando somos separados por Ele temos o Próprio Deus como herança e somos diferenciados no meio de todo o povo.

CONCLUSÃO

Através deste estudo podemos ver e entender o chamado de um levita para trabalhar na obra. Alem disso, podemos trazer esse trabalho para os dias atuais de forma que podemos enxergar, espiritualmente, o chamado daqueles que são separados como levitas.
Somos aqueles que, como levitas, temos uma porção sobrenatural do Senhor e vivemos somente para adorá-lO através do nosso trabalho na Sua obra.

5 comentários:

Anônimo disse...

Uebaaaaaaaaaaaaaa, nosso blog! Deus é fiel demais... amo vocês!! É nós... somos um povo apostólico, nada nos deterá! Renata!

Miss. Amélia disse...

Gostei muito do estudo, bem esclarecedor.
Porém na atualidade, não existem levitas que trabalha para o Senhor, existem: os cantores e, muitos mercenários que, buscam seu próprio beneficio e, honras pra si mesmo. Infelizmente, existem os que compactuam e contratam os mercenários..... .

clea Buarque disse...

Verdadeiramente, esclarecedor parabéns o dom de mestre é uma excelência, pois levará a luz para aqueles que buscam o SENHOR JESUS. A PALAVRA DE DEUS DIZ: NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE MUNDO, MAS TRASFORMAI-VOS PELO PODER DA PALAVRA.... (Rm 12:2-21)

Unknown disse...

Amém

Unknown disse...

Muito bom